Abril 16, 2021

Romanização em Sicó

A região de Sicó foi fortemente marcada pelo Romanos!

Na região Centro, no interior de uma triangulação entre Coimbra – Leiria – Tomar temos a região de Sicó, um território marcado pelo calcário, com as suas paisagens cársicas com várias serras e outeiros e depressões férteis. Estas particularidades geomorfológicas permitiram a fixação de povoados que aproveitavam os pontos altos para instalar as suas fortificações e os pontos férteis para o cultivo de alimentos. Hoje em dia a presença mais notável de civilizações passadas foi a dos romanos, onde os principais espaços da Romanização do território encontram-se na Cidade Romana de Conímbriga, na Villa Romana de Santiago da Guarda e na Villa Romana do Rabaçal, sendo locais de visita obrigatório da Romanização em Sicó.

Conimbriga é das cidades romanas mais bem preservadas de Portugal, dotada do seu centro cívico, o Fórum, zonas comerciais e habitacionais, algumas das quais residências ou domus decoradas com mosaicos, como a conhecida «Casa dos Repuxos» e de lugares públicos de espetáculo, como um anfiteatro. O aqueduto comprova-nos como a distribuição da água era crucial aos Romanos.

Ao contrário da grande dimensão de Conimbriga, no Rabaçal e Santiago da Guarda encontramos outros vestígios ligados à agricultura, ajudam a perceber que nestas propriedades agrícolas já se poderiam produzir muitos dos que ainda hoje são os recursos gastronómicos da região, a exemplo do queijo, do vinho, bem como as ovelhas e o gado suíno e caprino.

Para entender melhor a Romanização em Sicó recomendamos uma visita ao seguintes locais:

  • Museu Monográfico e Ruínas de Conímbriga
  • Museu PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó
  • Complexo Monumental de Santiago da Guarda
  • Museu e Villa Romana do Rabaçal

 

 

 

Partilha!

Subscreva a nossa newsletter

Subscrição ativa. Obrigado.
Ocorreu um erro. Por favor tente mais tarde.